O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










quinta-feira, 23 de abril de 2020

Museu do Linho distinguido pelo Interreg Europe


O Museu do Linho de Limões foi distinguido como exemplo de boas práticas pelo Programa Interreg Europe.

O Programa Interreg Europe é a plataforma da União Europeia que gere o Fundo Comunitário para o Desenvolvimento Regional com o intuito de reforçar a política de coesão através do intercâmbio de experiências, da transferência de boas práticas e de iniciativas conjuntas entre os países membros. Neste sentido, gere e avalia a aplicação de fundos europeus no âmbito de objetivos temáticos como a inovação, as PME, a economia assente num baixo nível de emissões de carbono e a proteção do ambiente.

O Programa distinguiu recentemente o Museu do Linho de Limões como exemplo de boas práticas no âmbito da prioridade "Ambiente e eficiência na utilização dos recursos", passando agora a ser considerado um projecto recomendado para implementação por qualquer região europeia.

Inaugurado em 2014, o Museu do Linho é um dos cinco núcleos que integram o Ecomuseu de Ribeira de Pena, tendo por missão a preservação e valorização da tecelagem tradicional do linho. É dinamizado com o apoio das tecedeiras de Limões que preservam viva a tradição mantendo ativa a oficina de tecelagem que integra a exposição permanente do próprio museu.