O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










quinta-feira, 23 de abril de 2020

Museu da Semana 5 - Exposição "O Ciclo do Linho"


Desde tempos pré-históricos que o linho assumiu grande importância para o Homem, ao produzir uma fibra de alta qualidade para a elaboração de tecidos. Em Portugal, a sua influência estendeu-se a todo o país, com especial destaque no vestuário e na decoração, assumindo grande relevo na economia de algumas regiões.

Ribeira de Pena destacou-se, sempre, pela excelência da tecelagem manual do linho, principalmente na freguesia de Cerva e Limões, que no passado viu reconhecida a qualidade e a perfeição dos seus trabalhos fornecendo as casas mais nobres da região. Daí que o artesanato do linho assuma, hoje em dia neste concelho, um lugar de destaque, evidenciado pelas artesãs que preservam esta tradição bem como pela realização anual da Feira do Linho.

A exposição "O Ciclo do Linho" é mais uma forma de valorização desta atividade ancestral percorrendo todas as fases que o linho atravessa, desde a sementeira à peça final, nos moldes artesanais característicos do concelho, proporcionando toda uma experiência de descoberta em torno da planta e da importância que assume no mundo e na região.


A exposição percorre as diferentes etapas de produção e preparação artesanal do linho, desde a sementeira ao trabalho no tear.

 
Linho em flor e maduro / Linho na demolha



Espadelada e Fiação



Dobadoura e molhos de linho

Além da informação técnica, biológica e económica sobre o linho, apresenta também a sabedoria popular associada a este trabalho e à influência que tem na comunidade.

Quem me dera ser o linho
Que vós na roca fiais;
Quem me dera tanto beijo
Como vós no fio dais.
Tenho um colete de linho
Feito de trás das paredes;
Quem escuta sempre ouvirá
Falar de si muitas vezes.
As voltas que o linho leva
Antes de ir à tecedeira
Eu inda dava mais voltas
Pra ficar à tua beira.
Vou-me lá que tenho pressa,
Vou regar o meu linhar;
Amanhã é dia santo
Temos tempo de falar.

Cantiga Popular

 


Urdir e tecer

A oficina é um espaço vivo que integra a exposição e onde os visitantes são convidados a experimentar o trabalho artesanal com o apoio das tecedeiras e a conhecer os fabulosos trabalhos em linho.