O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










O Ecomuseu

Localizado entre o Minho e Trás-os-Montes, Ribeira de Pena é um concelho de contrastes, marcado pela convivência entre dois mundos diferentes: as Serras, do Alvão e do Barroso, e o vale, do Tâmega e afluentes. Esta dualidade marcou o seu património natural, de extrema beleza, mas também o humano nas suas diferentes tipologias, numa confluência de duas culturas harmoniosamente conviventes.  


Terra de grande riqueza natural, Ribeira de Pena possui um património rico e peculiar, entre o agrícola e o pastoril, entre a rica arquitectura senhorial e a modesta construção rural, num choque de dois mundos diferentes coroado por paisagens únicas e inesquecíveis. Um património que teima em não desaparecer, mas que vai sentindo a força da modernidade, deixando memórias e sentimentos de saudade. É precisamente para preservar este património que a Câmara Municipal de Ribeira de Pena criou o Ecomuseu de Ribeira de Pena, um museu reflexo dos ribeirapenenses, ao mesmo tempo uma estrutura que promove o desenvolvimento do território.



O Ecomuseu de Ribeira de Pena integra os vários museus do município instalados em estruturas de grande significado para a comunidade que tem um papel fundamental na identificação e valorização do seu património. São diferentes os seus núcleos como são diferentes as vertentes do património da sua intervenção, criando uma rede de museus interligada e um roteiro cultural na região.



Um museu dos ribeirapenenses, um reflexo do seu património, da sua terra, da sua identidade.