O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










Agenda

_____________________________________________

Ação Escola SOS Azulejo
Casa da Cultura-Museu da Escola
6/5/2019 a 25/5/2019



Em celebração do Dia Nacional do Azulejo, o Município de Ribeira de Pena e o Agrupamento de Escolas irão no próximo dia 6 de maio associar-se à AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO que se realiza a nível nacional sob coordenação do Museu da PJ. Neste dia serão apresentados ao público os trabalhos realizados pelos alunos do concelho nas aulas de expressões, inspirados pelo património azulejar ribeirapenense. A apresentação ocorrerá na Casa da Cultura-Museu da Escola e será aberta a toda a comunidade. Os trabalhos ficarão em exposição neste espaço até 25 de maio de 2019.

Para saber mais.

___________________________________________

Memórias da Terra: Exposição
Museu da Venda Nova
Em Exibição

Esta exposição tem por base a coleção do Sr. Américo do Enjeitado, artesão de Alvite que deixou um conjunto de miniaturas inspiradas nas tradições e no património da sua terra. Esta exposição é, por isso, uma homenagem ao seu legado que preserva a memória da comunidade local.