O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










Agenda

___________________________________________

Ação "Museu da Semana"
Páginas da Internet
Em exibição




Ao longo das próximas semanas o Ecomuseu de Ribeira de Pena irá dinamizar a ação online “Museu da Semana”. Esta atividade surge no sentido de reduzir o impacto do encerramento dos museus no âmbito do surto COVID-19, aproximando desta forma os museus dos seus visitantes através dos meios digitais.
Assim, todas as semanas será dado destaque a um dos espaços do Ecomuseu nas suas páginas das redes sociais, permitindo desta forma a sua visita virtual.

Esta ação será desenvolvida no blog do Ecomuseu e na página do Facebook, a que poderá aceder pelos links abaixo.

Blog

Facebook


___________________________________________

Memórias da Terra: Exposição
Museu da Venda Nova
Em Exibição

Esta exposição tem por base a coleção do Sr. Américo do Enjeitado, artesão de Alvite que deixou um conjunto de miniaturas inspiradas nas tradições e no património da sua terra. Esta exposição é, por isso, uma homenagem ao seu legado que preserva a memória da comunidade local.