O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










Agenda

___________________________________________

Encontros Camilianos de São Miguel de Seide
São Miguel de Seide / Ribeira de Pena
11, 12 e 19 de outubro de 2019
Vão realizar-se nos próximos dias 11,12 e 19 de outubro os 5os Encontros Camilianos de São Miguel de Seide, em Famalicão e Ribeira de Pena, edição que conta com a colaboração do Município de Ribeira de Pena e do Ecomuseu.
O programa inclui uma deslocação a Ribeira de Pena no dia 19 de outubro, num dia dedicado à novela "Maria Moisés", de Camilo Castelo Branco. Destaque para o programa da tarde, no Auditório Municipal, que inclui o Teatro de Marionetas e a apresentação do segundo volume da coleção "Biografias Enoveladas". A entrada é livre.

Programa:
19 de outubro de 2019
Auditório Municipal de Ribeira de Pena

9h30-13h00 – Roteiro Maria Moisés: Visita interpretada
15h00-17h00 – Auditório Municipal de Ribeira de Pena
– “Maria Moisés”: Teatro de Marionetas
– Apresentação do 2º volume de «Biografias Enoveladas»: Maria Moisés


Inscrição para os Encontros e Roteiro obrigatória em www.camilocastelobranco.org
Informações em www.ecomuseu-rpena.pt



___________________________________________

Memórias da Terra: Exposição
Museu da Venda Nova
Em Exibição

Esta exposição tem por base a coleção do Sr. Américo do Enjeitado, artesão de Alvite que deixou um conjunto de miniaturas inspiradas nas tradições e no património da sua terra. Esta exposição é, por isso, uma homenagem ao seu legado que preserva a memória da comunidade local.