O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










Agenda

_____________________________________________

Olhares Camilianos: Exposição
Casa de Camilo|Friúme
Em exibição

Esta exposição vem apresentar ao público um conjunto de obras de arte da autoria de diferentes artistas que representam diferentes perspetivas sobre o escritor, a sua vida em Friúme e os lugares ribeirapenenses que imortalizou na sua obra.
A possibilidade de uma fotografia de Joaquina Pereira de França, primeira mulher de Camilo com quem casou na Igreja Matriz de Ribeira de Pena, é o grande destaque do conjunto que agora se apresenta.
As obras em exposição fazem parte de espólio recentemente incorporado na coleção da casa-museu e que passam a integrar a sua exposição permanente.



___________________________________________

Memórias da Terra: Exposição
Museu da Venda Nova
Em Exibição

Esta exposição tem por base a coleção do Sr. Américo do Enjeitado, artesão de Alvite que deixou um conjunto de miniaturas inspiradas nas tradições e no património da sua terra. Esta exposição é, por isso, uma homenagem ao seu legado que preserva a memória da comunidade local.