O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










Agenda

__________________________________________________________

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Roteiro Tesouros de Ribeira de Pena
18 Abril 2018


Em comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, numa altura em que se celebra o Ano Europeu do Património Cultural, serão realizadas visitas guiadas aos monumentos locais voltadas para a comunidade educativa.



+ info











___________________________________________________________

Dia Internacional dos Museus | Festa dos Museus
Rede de Museus
15 a 18 Maio 2018

Em celebração do Dia Internacional dos Museus, o Ecomuseu de Ribeira de Pena irá promover um conjunto de visitas guiadas e ateliês educativos nos seus núcleos.

No dia 18 de Maio será organizada uma caminhada entre o Museu da Escola e o Museu da Venda Nova, passando por pontos de interesse histórico do Vale de Ribeira de Pena. Esta caminhada pretende assinalar os 110 anos da construção da Escola Primária de Ribeira de Pena e os 100 anos do incêndio no antigo edifício da Câmara Municipal que destruiu todo o seu arquivo. A participação estará sujeita a inscrição gratuita e obrigatória.


+ info



____________________________________________________


Olhares Camilianos
Casa de Camilo|Friúme
Em exibição


Esta exposição vem apresentar ao público um conjunto de obras de arte da autoria de diferentes artistas que representam diferentes perspetivas sobre o escritor, a sua vida em Friúme e os lugares ribeirapenenses que imortalizou na sua obra.

A possibilidade de uma fotografia de Joaquina Pereira de França, primeira mulher de Camilo com quem casou na Igreja Matriz de Ribeira de Pena, é o grande destaque do conjunto que agora se apresenta.

As obras em exposição fazem parte de espólio recentemente incorporado na coleção da casa-museu e que passam a integrar a sua exposição permanente.


Horário e Contactos


___________________________________________________________

Memórias da Terra: Exposição
Museu da Venda Nova
Em exibição


Esta exposição tem por base a coleção do Sr. Américo do Enjeitado, artesão de Alvite que deixou um conjunto de miniaturas inspiradas nas tradições e no património da sua terra. Esta exposição é, por isso, uma homenagem ao seu legado que preserva a memória da comunidade local.













___________________________________________________