O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










Coleções

As coleções do Ecomuseu compõem-se do património material e imaterial que caracteriza a comunidade ribeirapenense e o território da sua influência. Ao Serviço de Inventário e Conservação compete a classificação deste património de acordo com as suas características.  


Património Natural


A coleção de património natural divide-se em várias sub-coleções onde se encontra identificado o património biológico, geológico e paisagístico do concelho de Ribeira de Pena, intimamente ligado aos elementos do património cultural da região. A orografia acidentada proporcionada pelo encontro de dois planaltos de características distintas e de vários cursos de água, onde o Tâmega exerce importante influência, estão na base da riqueza ao nível das espécies da fauna e da flora, mas também dos recantos da paisagem recheados de pura beleza.





Património Cultural

A coleção de património cultural engloba várias sub-coleções onde se encontra identificado o património histórico, artístico, etnográfico e imaterial da comunidade ribeirapenense. A existência de várias influências culturais, do Alvão, do Barroso e do vale de Basto, são fundamentais para a frequência de contrastes, como na arquitetura e na gastronomia, mas também para a existência de simbioses como se encontram frequentemente nos gestos e saberes que caracterizam a comunidade local.



Serviço de Inventário e Conservação

O Gabinete Técnico do Ecomuseu possui meios técnicos de inventário, estudo e conservação do património cultural, que garantem a preservação e valorização das suas coleções. Estes meios técnicos estão disponíveis para inventário e acolhimento de coleções particulares com interesse patrimonial para o estudo e interpretação da comunidade e do território ribeirapenense. Os interessados podem contactar o Gabinete Técnico do Ecomuseu, na Câmara Municipal de Ribeira de Pena.