O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










terça-feira, 21 de abril de 2020

Museu da Semana 5 - O Museu do Linho


O concelho de Ribeira de Pena é conhecido pelo trabalho artesanal do linho que, especialmente na freguesia de Cerva e Limões, merece grande reconhecimento pela qualidade das peças elaboradas no tear por exímias tecedeiras. As tecedeiras de Limões especializaram-se no trabalho dos panos rifados, cuja perícia levou ao reconhecimento por parte das casas nobres da região, que aqui se abasteciam dos melhores trabalhos em linho. Guardados no maior segredo, os desenhos de padrões são passados de geração em geração e trabalhados com linho que é aqui semeado, tratado e tecido de forma tradicional antes de ir para o tear.

 

Desenvolvido em conjunto com as tecedeiras de Limões, o Museu do Linho está instalado numa antiga casa de agricultores abastados, situada no centro da aldeia, onde sempre se trabalhou o linho.
Além da recolha e inventariação das técnicas, objetos e arte ligada a esta tradição, este núcleo preserva também os saberes, cantares e memórias associados ao trabalho artesanal do linho na região, que o visitante poderá explorar ao longo da exposição onde se alia o tradicional com o multimédia.




 

A exposição "O Ciclo do Linho"

Parte integrante da exposição é a oficina do Grupo de Tecelagem de Limões – Cooperativa de Artesanato, onde as tecedeiras exercem a sua atividade nos teares. Aqui, são as próprias tecedeiras que demonstram as técnicas tradicionais e permitem ao visitante experimentar também o trabalho artesanal do linho.

 

A oficina das tecedeiras é parte integrante da exposição

O importante trabalho deste núcleo foi já reconhecido pela Associação Portuguesa de Museologia (Prémio Parceria 2017 – Menção Honrosa) e pelo projeto Internacional EULAC-MUSEUMS.

 

 

Os visitantes são convidados a experimentar o trabalho artesanal

Visite a Página do Museu
Veja aqui mais fotos
Veja aqui o Vídeo do Museu
Veja o vídeo do EULAC-MUSEUMS