O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










terça-feira, 14 de abril de 2020

Museu da Semana 4 - Roteiro Tesouros de Ribeira de Pena


Na semana em que se celebra o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a ação "Museu da Semana" irá dedicar-se ao Roteiro Tesouros de Ribeira de Pena, que engloba os monumentos classificados no concelho de Ribeira de Pena. Ao longo da semana estes monumentos serão aqui apresentados, levando o visitante numa visita virtual pelo concelho de Ribeira de Pena.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado a 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS, Conselho Internacional para os Monumentos e Sítios, e logo aprovado pela UNESCO. Tem por objectivo a sensibilização para a protecção do património cultural e natural, propondo anualmente um tema diferente que oriente as actividades de celebração do património.



A classificação do património em Portugal é regulada pela Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro, que define a Lei de Bases do Património Cultural, estando hoje atribuída essa competência à Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC). Esta Lei estabelece três tipos de classificação do património, para sua protecção e valorização, com a seguinte ordem de importância:

MN – Monumento Nacional

IIP – Imóvel de Interesse Público

IIM – Imóvel de Interesse Municipal

Todas estas classificações podem ser aplicadas a monumentos, conjuntos ou sítios que constituem os Tesouros de Portugal.

 
Alguns sítios classificados no concelho de Ribeira de Pena
(Gravuras de Lamelas / Ponte de Alvite / Castro do Lesenho / Pelourinho de Cerva)

O concelho de Ribeira de Pena, na fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, caracteriza-se pela riqueza do seu património natural e cultural, não sendo por isso de estranhar a existência de vários locais classificados no seu território. Com o objectivo de divulgar este património e sensibilizar para a importância da sua preservação, o Município de Ribeira de Pena, através do Ecomuseu, organizou o Roteiro Tesouro de Ribeira de Pena. O conjunto de locais que o compõem permite também percorrer a história que caracteriza este território, desde a Pré-história ao Século XX e conduz o visitante num roteiro pelo concelho, contactando com outros pontos de interesse histórico, artístico, imaterial e ambiental que se revelam uma agradável descoberta.

Em cada ficha de visita, o visitante tem acesso a uma descrição do monumento, informações sobre o acesso ao local e sobre outros pontos de interesse nas proximidades. Cada sítio está ainda identificado por um código de barras com as coordenadas GPS, para leitura por meio de smartphone ou tablet. Todos os locais se encontram acessíveis para a visita. Hoje, no entanto, convidamo-lo a visitar os locais, sem sair de casa.

Link para o Roteiro