O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










Serviço Educativo

O Serviço Educativo disponibiliza um conjunto de atividades de interpretação e exploração das coleções do Ecomuseu adaptadas para diferentes públicos. As marcações devem ser realizadas junto do Gabinete Técnico do Ecomuseu.
____________________________________________________

Ateliês / Oficinas Pedagógicas




A oferta educativa do Ecomuseu de Ribeira de Pena inclui ateliês de arqueologia e artes plásticas, oficinas de teatro e escrita criativa e jogos de interpretação histórica e de descoberta. As atividades são voltadas para várias disciplinas e orientadas para diferentes faixas etárias, explorando os diferentes temas de forma lúdica e apelativa

Descubra aqui a Oferta Educativa do Ecomuseu.


____________________________________________________


Visitas Guiadas

AVISO - COVID-19 - Devido à situação de pandemia, a realização de visitas guiadas encontra-se limitada aos espaços dos museus


Roteiro Camiliano em Ribeira de Pena 


O Ecomuseu de Ribeira de Pena disponibiliza visitas guiadas ao Roteiro Camiliano, permitindo ao visitante conhecer a relação do escritor com Ribeira de Pena e a influência que teve na sua obra. Este roteiro, que percorre alguns dos monumentos mais emblemáticos do concelho, inclui a visita à casa onde o escritor viveu com a sua primeira esposa, Joaquina Pereira de França, na aldeia de Friúme, casa-museu que retrata o ambiente de vivência do casal e estabelece uma ligação à vida e obra do escritor. 
Ler mais


Visitas por marcação
Contactos

__________________________________________________


Roteiro Maria Moisés 

Ecomuseu de Ribeira de Pena disponibiliza visitas guiadas ao Roteiro Maria Moisés, um roteiro pelos locais mais emblemáticos que servem de palco a esta novela de Camilo Castelo Branco no concelho de Ribeira de Pena. Ao visitante é permitido saborear as palavras de Camilo junto dos espaços e das paisagens que o inspiraram, onde se incluem as poldras de Santo Aleixo, a Ilha dos Amores ou o “carrancudo solar” dos Queirós de Menezes. 
Ler mais


Visitas por marcação
Contactos

__________________________________________________

Roteiro Tesouros de Ribeira de Pena  




O Ecomuseu de Ribeira de Pena disponibiliza visitas guiadas para grupos ao roteiro Tesouros de Ribeira de Pena, um roteiro pelo património cultural classificado no concelho que permite, ao mesmo tempo, uma viagem pela história e pelo território ribeirapenense, revelando ao visitante pormenores de grande riqueza.
Ler mais


Visitas por marcação
Contactos

__________________________________________________

Visitas aos museus  


Ecomuseu de Ribeira de Pena disponibiliza visitas guiadas aos seus núcleos. As visitas incluem as exposições permanentes e temporárias dos museus e são adequadas ao tipo de público de acordo com a sua faixa etária, interesses e necessidades especiais. Os pedidos de visita guiada devem ser elaborados com antecedência junto do Gabinete Técnico do Ecomuseu.

Visitas por marcação
Contactos