O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










O Ecomuseu

Localizado entre o Minho e Trás-os-Montes, Ribeira de Pena é um concelho de contrastes, marcado pela convivência entre dois mundos diferentes: as Serras, do Alvão e do Barroso, e o vale, do Tâmega e afluentes. Esta dualidade marcou o seu património natural, de extrema beleza, mas também o humano nas suas diferentes tipologias, numa confluência de duas culturas harmoniosamente conviventes.  


Terra de grande riqueza natural, Ribeira de Pena possui um património rico e peculiar, entre o agrícola e o pastoril, entre a rica arquitectura senhorial e a modesta construção rural, num choque de dois mundos diferentes coroado por paisagens únicas e inesquecíveis. Um património que teima em não desaparecer, mas que vai sentindo a força da modernidade, deixando memórias e sentimentos de saudade. É precisamente para preservar este património que a Câmara Municipal de Ribeira de Pena criou o Ecomuseu de Ribeira de Pena, um museu que é um reflexo do território e da comunidade que lhe dá vida.



O Ecomuseu de Ribeira de Pena integra os vários museus do município instalados em estruturas de grande significado para a comunidade local, que tem um papel fundamental na sua dinamização. São diferentes os seus núcleos como são diferentes as vertentes do património da sua intervenção, criando uma rede de museus interligada e um roteiro cultural na região.



Um museu dos ribeirapenenses, um reflexo do seu património, da sua terra, da sua identidade.