O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










terça-feira, 7 de abril de 2020

Museu da Semana 3 - O Museu da Escola


As transformações que o sistema de ensino conheceu em Portugal no século XXI conduziram à criação de modernos Centros Escolares que permitissem agregar os alunos da região envolvente. Esta situação levou ao abandono de muitas das antigas escolas primárias e da riqueza do património escolar que estas conservavam.

 

Foi para preservar o património escolar e a memória de gerações de ribeirapenenses que foi criado o Museu da Escola, espaço que permitiu a recolha de materiais pelas várias escolas do concelho de Ribeira de Pena e a sua organização expositiva para memória futura. Para a criação do museu foi requalificada a escola primária da sede do concelho, um edifício Adães Bermudes que é, por si só, uma relíquia do património escolar português. Datado da primeira década do séc. XX, faz parte do primeiro conjunto de escolas primárias mandadas construir pelo Estado Português com base num único projeto-tipo, da autoria do arquiteto Adães Bermudes. A construção destes edifícios tinha por base os ideiais de ensino e higiene mais avançados na época e incluía a casa do professor, por muitos conhecida como a Delegação Escolar por ser aqui que esse departamento funcionou nas últimas décadas do século XX.

 

A Escola Adães Bermudes incluía a casa do professor

Visitar o Museu da Escola é entrar num espaço que permite compreender a evolução do ensino primário em Portugal e conhecer as memórias que lhe estão associadas. A exposição principal conta com a colaboração de antigos professores primários que, além de algum espólio cedido para a exposição, cederam também as suas memórias que o visitante pode explorar nos equipamentos multimédia disponíveis. Para os que viveram é um momento para recordar, para os mais novos uma oportunidade para conhecer a escola de outros tempos. Este museu alia a exposição tradicional com a interatividade e o multimédia, atraindo visitantes de todas as gerações.

 

 

Exposição permanente "A Escola Tradicional"

Além da interpretação sobre a história do ensino primário em Portugal, este museu disponibiliza um Centro de Aprendizagem que permite aos mais jovens explorar os temas do ensino primário por meio de equipamentos multimédia interativos. Estes equipamentos disponibilizam também aos professores recursos para uma aula diferente. Está ainda em preparação um Centro de Recursos para professores, dando continuidade à sua função ativa no ensino dos ribeirapenenses.

 

O Centro de Aprendizagem

O Espaço Multicultural foi construído no antigo recreio e impõe-se pela peculiaridade da sua arquitetura. Além da dinâmica cultural e educativa do museu, este espaço permite também a realização de outras atividades que marcam hoje a dinâmica cultural da própria sede do concelho de Ribeira de Pena, o que lhe mereceu o título de Casa da Cultura. A instalação do Posto de Turismo neste edifício veio transformar a Casa da Cultura-Museu da Escola num incontornável espaço de visita para quem vem ao concelho e à região.


 

 

O Espaço Multicultural e a dinâmica do museu


Visite a Página do Museu
Veja aqui mais fotos
Veja aqui o Vídeo do Museu