O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










quarta-feira, 15 de abril de 2020

Museu da Semana 4 - Os Monumentos Nacionais



No concelho de Ribeira de Pena existem vários sítios classificados, mas apenas um ostenta a classificação de Monumento Nacional, a mais elevada categoria de protecção atribuída pelo Estado Português. Trata-se da Ponte de Alvite, ponte de origem medieval, ou talvez Romana, sobre o rio Póio que ainda hoje marca a paisagem com a sua imponência.

 

Vista do talhamar, a montante, e de um dos arcos, a jusante

Na época Medieval, esta ponte servia uma estrada de ligação entre o Vale do Tâmega e Vila Real, por Limões. Possui um tabuleiro assente sobre dois arcos redondos, ligeiramente abatidos, acessível por duas rampas que o ligam às margens. Possui ainda guardas em pedra, contrafortes e um talhamar, a montante, no pilar entre os dois arcos, conferindo-lhe robustez. Num dos parapeitos possui a data 1603, o que indicará uma provável reforma que lhe terá dado a configuração atual.

A Ponte de Alvite na coleção de postais da década de 1920

Juntamente com a Ponte do Lourêdo, entre os Seixinhos e Vinharinho, constitui actualmente o exemplar mais antigo do concelho. Encontra-se classificada pelo Decreto nº 29 604, DG 112 de 16 Maio de 1939, que a identificou erradamente no concelho de Mondim de Basto, erro entretanto detetado uma vez que este rio não entra naquele concelho. A classificação desta ponte ocorreu poucos anos depois das cheias de 1935 que destruíram duas pontes medievais então existentes no Rio Póio. Na época, além da Ponte de Alvite as margens deste rio eram ligadas também pela ponte de Cabriz e pela Ponte Grande de Cerva. Apenas a primeira subsistiu, mantendo-se hoje como elemento monumental que integra os Tesouros de Portugal.

Para saber mais