O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










terça-feira, 22 de setembro de 2015

Roteiro Maria Moisés disponível online


Já se encontra disponível ao público a edição digital do Roteiro Maria Moisés, acessível a partir das páginas online do Município de Ribeira de Pena e do Ecomuseu. Apresentado e inaugurado no decorrer dos trabalhos do 3º Seminário “Camilo e Ribeira de Pena”, este roteiro percorre os locais mais emblemáticos que servem de palco à novela “Maria Moisés”, de Camilo Castelo Branco, novela integrada na obra “Novelas do Minho” e que tem por cenários lugares do concelho de Ribeira de Pena. Nas fichas de visita, o visitante poderá encontrar dados de apoio à localização dos espaços, conhecer o seu enquadramento histórico e literário e ler excertos da novela, saboreando as palavras de Camilo junto dos espaços e das paisagens que o inspiraram.

Os interessados podem agora descarregar as fichas de visita para um computador ou tablet, imprimir ou guardar, e utilizar as referências GPS para visitar de forma autónoma cada um dos locais. O Município de Ribeira de Pena disponibiliza ainda visitas guiadas para grupos, sempre que tal lhe seja solicitado.

Publicada pela primeira vez em 1876/77, a novela “Maria Moisés” é uma das mais emblemáticas e conhecidas da literatura camiliana, integrando hoje o conjunto de leituras recomendadas para o 9º Ano de Escolaridade. Este é o terceiro roteiro cultural criado pelo Município de Ribeira de Pena depois do Roteiro Camiliano e do Roteiro Tesouros de Ribeira de Pena, que de forma integrada revelam a riqueza patrimonial que caracteriza a paisagem do concelho.