O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Exposição comemorativa dos 190 anos de Camilo Castelo Branco

Para assinalar os 190 anos do nascimento do autor de “Amor de Perdição”, a Casa de Camilo-Friúme apresentou a exposição “Passos de Camilo”, de 17 de março a 29 de agosto de 2015.
Esta exposição comemorativa centrou-se, em particular, nos locais da região entre Minho e Trás-os-Montes que o escritor percorreu durante a sua juventude, e que viriam a inspirar toda a sua obra. Os muitos visitantes que a Casa de Camilo recebeu ficaram a conhecer melhor esta fase da vida de Camilo Castelo Branco passada entre Vila Real, Porto, e as Terras de Basto, com especial ênfase na marcante estada em Ribeira de Pena, onde se casou pela primeira vez e teve uma filha.
Ao longo de cinco meses, esta exposição organizada pelo Município de Ribeira de Pena, através do Ecomuseu, em colaboração com o Centro de Estudos Camilianos, prestigiou um dos maiores nomes da literatura Portuguesa.