O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Exposição "Camilo - Ícone do Romantismo" inaugurada na Casa de Camilo-Friúme



Foi inaugurada no passado dia 12 de setembro, em Ribeira de Pena, a exposição "Camilo-Ícone do Romantismo", sob comissariado de Paulo Sá Machado na Casa de Camilo-Friúme.

Organizada pelo Município de Ribeira de Pena, através do Ecomuseu, esta exposição apresenta um conjunto de elementos iconográficos sobre a figura de Camilo Castelo Branco, da coleção particular de Paulo Sá Machado, camiliano convicto que além de uma interessante biblioteca sobre Camilo possui a maior e mais completa coleção filatélica sobre Camilo Castelo Branco, tendo com ela obtido importantes galardões a nível nacional e internacional. A exposição já esteve presente em muitas cidades portuguesas, no Brasil e em Espanha.

Com esta mostra, agora numa das Terras de Camilo, reflete a sua relação com Ribeira de Pena, bem como a importância de Camilo Castelo Branco como representante do Romantismo no seio da Literatura e, consequentemente, da Língua Portuguesa. Inaugurada no âmbito do 3º Seminário Camilo e Ribeira de Pena, esta exposição irá manter-se neste espaço até 12 de março de 2016.