O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










terça-feira, 12 de maio de 2020

Museu da Semana 8 - Os projetos em curso


O Ecomuseu de Ribeira de Pena é um projeto dinâmico cujo desenvolvimento se carateriza pela evolução permanente. Enquanto reflexo da comunidade ribeirapenense e agente de proteção e valorização do seu património, não é concebido para ser concluído num determinado ponto, ou com um determinado número de núcleos. Por isso mesmo, tem neste momento dois espaços em desenvolvimento que serão em breve uma realidade e que complementarão o roteiro do Ecomuseu pelo concelho de Ribeira de Pena e pelo património da sua comunidade.

O Centro de Estudos Regionais

 

 

A biblioteca e o arquivo da Casa de Santa Marinha, residência dos Barões de Ribeira de Pena, foi doada para acesso público à Câmara Municipal por Maria Dolores Celso. Este espólio reveste-se de grande interesse cultural por incluir manuscritos inéditos e documentos únicos para compreender a evolução histórica e socioeconómica da região. Possui ainda uma importante secção de literatura portuguesa, de estudos sobre genealogia nobiliárquica e sobre a vida e obra de Camilo Castelo Branco.

Com base neste espólio documental de grande importância, o Município de Ribeira de Pena pretende criar o Centro de Estudos do Ecomuseu que permitirá desenvolver e estimular os estudos académicos sobre a região, criando uma base de dados documental para apoio às universidades, centros de investigação e sociedade civil que se debrucem sobre o território. Será, por isso, o pólo do Ecomuseu que concentrará o estudo do património, da comunidade e do território.

Encontra-se em fase de instalação num novo espaço cedido pela Junta de Freguesia de Santa Marinha e aguarda a conclusão do tratamento técnico documental para acesso à comunidade académica e civil. 

O Centro dos Vinhos Verdes

 



A importância do vinho verde no concelho de Ribeira de Pena manifesta-se na paisagem, na gastronomia, na história, na economia e na identidade da comunidade ribeirapenense. O Centro dos Vinhos Verdes permitirá valorizar este produto regional, dinamizando a cultura etnográfica que lhe está associada, potenciando o enoturismo e promovendo a sua produção, criando, desta forma, condições favoráveis ao desenvolvimento do sector. 

Será um espaço de promoção, assumindo-se como o ponto de partida para uma série de roteiros de descoberta do vinho verde e do seu território. O Centro dos Vinhos Verdes está a ser instalado na antiga escola primária de Agunchos, próximo do Rio Tâmega e do vale onde se encontra a maior produção de vinho do concelho ribeirapenense.

Este espaço está a ser desenvolvido numa colaboração entre a Junta de Freguesia de Cerva e Limões e o Município de Ribeira de Pena.