O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










quinta-feira, 7 de maio de 2020

Museu da Semana 7 - O Roteiro Camiliano



Aproveitando as passagens da vida e obra de Camilo Castelo Branco por Ribeira de Pena, a Câmara Municipal disponibiliza este roteiro cultural que envolve sete locais camilianos na região: um no concelho de Cabeceiras de Basto, a Ponte de Cavês, e seis em Ribeira de Pena, nomeadamente a aldeia de Friúme, a Igreja Matriz do Salvador, a Capela de Nossa Senhora da Guia, a Capela da Granja Velha, a Ponte de Arame e a Casa do Barroso, em Bragadas. Todos eles são espaços de grande riqueza patrimonial, dignos de uma visita, mas que neste Roteiro podem ser apreciados através da leitura de textos escritos por Camilo nas suas obras.


 




Na página da Câmara Municipal está disponível para download este roteiro organizado em fichas de visita que contêm os aspetos históricos e artísticos de relevo acompanhados de passagens da obra camiliana onde surgem como referências.

O Ecomuseu disponibiliza nas suas páginas das redes sociais fotografias e vídeos que permitem a visita à distância.