O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










terça-feira, 5 de maio de 2020

Museu da Semana 7 - Os Roteiros Literários


Camilo Castelo Branco veio para Ribeira de Pena com apenas 15 anos. Aqui casou, a 18 de Agosto de 1841, com Joaquina Pereira de França, com quem viveu na aldeia de Friúme. Neste concelho o jovem Camilo aprendeu a jogar às damas e ao gamão, organizou entremezes para os serões da Casa de Fontes, foi amanuense do tabelião e estudou Latim com o padre Manuel da Lixa que lhe permitiu, pouco tempo depois, o ingresso na Escola Médico-Cirúrgica do Porto. Aqui nasceu Rosa, a sua primeira filha. Durante o período em que viveu em Ribeira de Pena conheceu lugares, histórias e personagens que frequentemente integrará na sua vasta obra literária. 

 

Friúme é uma aldeia cheia de referências camilianas

Não admira, por isso, que o concelho de Ribeira de Pena tenha hoje uma forte ligação com aquele que foi o primeiro romancista da Península Ibérica e um dos maiores escritores da Literatura Portuguesa. A casa onde viveu em Friúme é hoje uma casa-museu e espaço privilegiado de interpretação da juventude de Camilo e da obra literária ligada a esta região. Este espaço serve ainda de ponto de partida para conhecer outros locais camilianos nas proximidades, agrupados em dois roteiros literários criados pelo Município de Ribeira de Pena.

 


 

Alguns locais do Roteiro Camiliano em Ribeira de Pena

O Roteiro Camiliano em Ribeira de Pena engloba os sete locais mais emblemáticos ligados à vida e obra do escritor. São locais de referência histórica e artística para quem visita a região e que mereceram a atenção do jovem Camilo, que os vem a imortalizar nos seus livros. Ao visitante é dada a oportunidade de conhecer os deslumbrantes monumentos como a Ponte de Cavez, a Igreja de Salvador, a Capela de Nossa Senhora da Guia ou a Capela da Granja Velha, ou maravilhar-se com as surpresas da aldeia de Friúme, da Ponte de Arame ou da Casa do Barroso.

 

 
Alguns locais do Roteiro Maria Moisés

O Roteiro Maria Moisés apresenta os seis locais mais emblemáticos da novela Maria Moisés, uma das mais fabulosas Novelas do Minho. O visitante é assim conduzido a Santo Aleixo d'Além Tâmega, palco central do enredo, bem como às Casas da Temporã, Cimo de Vila e Enxertado, culminando depois na emblemática Ilha dos Amores.

Os roteiros estão organizados em fichas para visita autónoma, que disponibilizam as referências históricas, artísticas e literárias para fruir dos mesmos espaços que inspiraram Camilo saboreando as suas palavras.