O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










sexta-feira, 8 de maio de 2020

Museu da Semana 7 - O Roteiro Maria Moisés


Este roteiro percorre os locais mais emblemáticos que servem de palco à novela Maria Moisés, de Camilo Castelo Branco, no concelho de Ribeira de Pena. De Santo Aleixo d'Além Tâmega, à Ilha dos Amores, o visitante poderá ainda conhecer as poldras e as casas de Temporã, Cimo de Vila e Enxertado.



 

 

Ao visitante é disponibilizada esta edição digital, em cujas fichas de visita poderá encontrar a localização dos espaços, conhecer o seu enquadramento histórico e literário e ler excertos da novela, saboreando as palavras de Camilo junto dos espaços e das paisagens que o inspiraram.

O Ecomuseu disponibiliza ainda nas suas páginas nas redes sociais fotografias e vídeos que permitem a visita à distância.