O Ecomuseu
Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.
O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.
sexta-feira, 18 de dezembro de 2020
Boas Festas
terça-feira, 24 de novembro de 2020
Estado de Emergência Nacional - Condicionamentos
Informa-se que, devido à situação de Estado de Emergência Nacional, os nossos museus estarão encerrados nas seguintes datas:
Casa da Cultura-Museu da Escola: 28 e 30 de novembro e 5 e 7 de dezembro de 2020
Museu da Venda Nova: 30 de novembro e 7 de dezembro de 2020
Casa de Camilo|Friúme: 28 e 30 de novembro e 5 e 7 de dezembro de 2020
Museu do Linho: 26 a 30 de novembro e 2 a 7 de dezembro de 2020
Museu do Volfrâmio: Temporariamente Encerrado
quarta-feira, 18 de novembro de 2020
Museus de Ribeira de Pena em destaque no Porto Canal
No passado dia 16 de novembro, os museus de Ribeira de Pena estiveram em destaque na rúbrica "De Lés a Lés" do programa "Manhã Informativa" do Porto Canal.
Os espectadores do programa puderam conhecer em direto o Museu do Linho de Limões, o Museu do Volfrâmio de Cerva e a Casa de Camilo em Friúme. No fim houve ainda tempo para conhecer os "Milhos", prato típico ribeirapenense, com a colaboração do Pena Park Hotel.
Veja aqui os vídeos.
quarta-feira, 11 de novembro de 2020
Estado de Emergência Nacional - Alteração de Horários
Informa-se que, devido à entrada em vigor do Estado de Emergência Nacional, os nossos museus passarão a praticar os seguintes horários de abertura:
Casa da Cultura-Museu da Escola: Segunda a Sexta - 10h00-13h00 / 14h00-18h00 | Sábado - 10h00-13h00
Museu da Venda Nova: Segunda a Sexta - 10h00-13h00 / 14h00-18h00
Casa de Camilo|Friúme: Segunda a Sexta - 10h00-13h00 / 14h00-18h00 | Sábado - 10h00-13h00
Museu do Linho: Segunda a Sexta - 10h00-13h00 / 14h00-18h00
Museu do Volfrâmio: Temporariamente Encerrado
terça-feira, 3 de novembro de 2020
Concluído Restauro do Altar-Mor da Igreja Matriz do Divino Salvador
A obra de restauro do Altar-Mor da Igreja Matriz do Divino Salvador, em Ribeira de Pena, está concluída.
A Igreja Matriz do Divino Salvador foi construída no século XVIII e é um imponente templo em estilo rococó dedicado a São Salvador, onde se destacam os elementos decorativos da fachada, as guardas laterais em madeira, os cadeirais confessionário e o imponente altar-mor, em talha dourada e polícroma, onde figuram São Salvador e São Miguel Arcanjo.
Esta intervenção, que incluiu o restauro das peças e retábulos e pintura mural do altar-mor, resultou de um protocolo entre o Município de Ribeira de Pena, a Direção Regional da Cultura do Norte e a Iberdrola.
A obra representa um investimento total de 33.883,96€ e visou a recuperação, conservação e manutenção do património cultural e religioso do concelho.
domingo, 27 de setembro de 2020
JEP - Roteiros Virtuais: Roteiro Camiliano em Ribeira de Pena
Este roteiro percorre alguns dos monumentos mais emblemáticos do concelho ligados à vida e obra de Camilo Castelo Branco. Inclui a visita à casa onde o escritor viveu com a sua primeira esposa, Joaquina Pereira de França, na aldeia de Friúme, casa-museu que retrata o ambiente de vivência do casal e estabelece uma ligação à vida e obra do escritor.
Conheça melhor este roteiro e a e a ligação do escritor a Ribeira de Pena.
Saiba mais sobre cada local acedendo às fichas de visita
sábado, 26 de setembro de 2020
JEP - Roteiros Virtuais: Roteiro Tesouros de Ribeira de Pena
O Roteiro Tesouros de Ribeira de Pena percorre o património cultural classificado no concelho, permitindo uma viagem pela história e pelo território ribeirapenense, revelando ao visitante pormenores de grande riqueza entre os maiores tesouros da região.
Conheça melhor este roteiro e os monumentos escondidos que ele ajuda a revelar.
Saiba mais sobre cada local acedendo às fichas de visita
sexta-feira, 25 de setembro de 2020
JEP - Roteiros Virtuais: O Roteiro Maria Moisés
Em celebração das Jornadas Europeias do Património, o Ecomuseu de Ribeira de Pena promove nos próximos dias a visita virtual aos seus Roteiros Culturais, através de vídeos, fotografias e textos disponibilizados nas suas páginas das redes sociais.
Neste primeiro dia destacamos o Roteiro Maria Moisés.
Este roteiro percorre os locais mais emblemáticos que servem de palco à novela Maria Moisés, de Camilo Castelo Branco, no concelho de Ribeira de Pena. De Santo Aleixo d'Além Tâmega, à Ilha dos Amores, o visitante poderá ainda conhecer as poldras e as casas de Temporã, Cimo de Vila e Enxertado.
Conheça melhor este roteiro e a "Novela do Minho" camiliana inspirada nestes locais.
Saiba mais sobre cada local acedendo às fichas de visita
Aceda aqui gratuitamente à novela Maria Moisés
quinta-feira, 17 de setembro de 2020
Jornadas Europeias do Património 2020
Terão lugar nos dias 25, 26 e 27 de setembro as Jornadas Europeias do Património 2020, este ano subordinadas ao tema Património e Educação
segunda-feira, 14 de setembro de 2020
Informação - Alteração de Horário
Devido à entrada em vigor do estado de contingência, informamos que a partir de 15 de setembro os nossos museus terão o seguinte horário:
Encerra aos Domingos e Feriados
O presente horário aplica-se aos seguintes museus:
- Museu da Venda Nova
- Casa de Camilo|Friúme
- Casa da Cultura-Museu da Escola
- Museu do Volfrâmio
- Museu do Linho
sexta-feira, 11 de setembro de 2020
Exposição “A VIDA E OBRA DE CAMILO CASTELO BRANCO PELAS TERRAS DE BASTO”
A ligação de Camilo às Terras de Basto teve uma “breve duração” mas marcou definitivamente a sua vida e a sua obra literária com inúmeras referências a Cabeceiras de Basto, Ribeira de Pena, Mondim de Basto e Celorico de Basto.
A passagem de um dos maiores escritores portugueses pelas Terras de Basto está bem evidenciada na exposição ‘A vida e obra de Camilo Castelo Branco pelas Terras de Basto’ organizada pela Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto que contou com a colaboração da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, através do Ecomuseu de Ribeira de Pena, pela cedência de espólio da Casa de Camilo|Friúme.
Para além dos dados biográficos, das evidências da passagem e presença de Camilo por Terras de Basto plasmados na Literatura Camiliana, a exposição conta com a recriação da biblioteca de Camilo, enriquecida por uma marioneta representativa do escritor.
Camilo Castelo Branco (1825 – 1890) foi um escritor português, romancista, dramaturgo, cronista, poeta, crítico e historiador. Um dos mais destacados escritores da literatura portuguesa do século XIX.
A exposição poderá ser visitada até finais de 2021 de terça-feira a domingo.
Oferta Educativa 2020-2021
Está disponível para consulta a Oferta Educativa do Ecomuseu de Ribeira de Pena para o ano letivo 2020-2021.
Apesar de todos os constrangimentos provocados pelo COVID-19, o Ecomuseu mantém disponível algumas atividades educativas para visitas escolares, garantindo as recomendações de segurança da Direção-Geral de Saúde.
As escolas e professores interessados deverão contactar o Gabinete Técnico do Ecomuseu para coordenação previa das visitas de forma a garantir as necessidades pedagógicas e de segurança para todos.
segunda-feira, 7 de setembro de 2020
Roteiro das Minas apresenta Recursos Educativos 2020-2021
Encontra-se disponível para consulta o caderno de Recursos Educativos do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal para o ano letivo 2020-2021.
O Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, através das diferentes plataformas em que está presente, promove a oferta dos diferentes locais associados, onde os serviços educativos e as actividades dirigidas às escolas assumem especial relevância.
A presente edição do guia pretende continuar a dar resposta às necessidades das escolas na organização das visitas ao terreno e na promoção de outras experiências formativas, no corrente ano em muito condicionadas pela situação de saúde pública que vivemos. Assim, o guia para o ano lectivo 2020-2021 apresenta uma nova área com a oferta de um conjunto de recursos propondo interessantes actividades não presenciais, acessíveis pelas mais diversas vias, a serem desenvolvidas em contexto de sala de aula ou outro.
A oferta educativa do Ecomuseu de Ribeira de Pena para o Museu do Volfrâmio de Cerva é assim complementada pelos recursos e serviços educativos dos outros parceiros, enquadráveis na aprendizagem das diferentes temáticas do Ensino Básico e Secundário.
Está disponível para consulta em http://www.roteirodeminas.pt/listagem-de-registos/newslist-pt/disponivel-o-guia-recursos-educativos-ano-lectivo-2020-2021.aspx
sexta-feira, 4 de setembro de 2020
Ecomuseu de Ribeira de Pena elogiado em revista internacional
O trabalho desenvolvido pelo Ecomuseu de Ribeira de Pena no Museu do Linho mereceu elogio na edição 31/2020 da revista Urban Challenge – Urbani Izziv. Trata-se de um artigo da autoria da Prof.ª Daniela Angelina Jelinčić sobre o projeto KEEP ON do Interreg Europe, que aborda exemplos de boas práticas na aplicação de fundos comunitários em várias regiões da Europa. O Museu do Linho de Limões é o único projeto português abordado neste artigo, elogiado pela sua abordagem participativa no contexto do planeamento e gestão do museu.
A revista Urban Challenge – Urbani Izziv é uma revista científica editada pelo Instituto de Planeamento Urbano da República da Eslovénia, dedicada à disseminação do conhecimento e discussão sobre questões contemporâneas de planeamento espacial.
O artigo pode ser visualizado através do site da revista, em http://www.urbani-izziv.si/en-gb/Content_r/id/77/id_k/r ou através do link http://www.urbani-izziv.si/Portals/urbaniizziv/Clanki/2020/urbani-izziv-en-2020-31-01-06.pdf
segunda-feira, 31 de agosto de 2020
Sessão sobre constituição de Agrupamento de Baldios
No dia 24 de agosto, realizou-se na Casa da Cultura-Museu da Escola, uma nova sessão de esclarecimento sobre a possibilidade de constituição de um agrupamento de baldios de Ribeira de Pena.
A reunião teve como objetivo esclarecer dúvidas dos gestores dos baldios acerca do processo de criação do agrupamento. Depois de colocadas e esclarecidas todas as dúvidas, os gestores dos baldios decidiram que iriam expor esta possibilidade aos compartes.
Estiveram representados nesta reunião o Município de Ribeira de Pena, o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Forestis – Associação Florestal de Portugal, a CAPOLIB – Cooperativa Agrícola de Boticas, a Associação Florestal de Ribeira de Pena, os Baldios de Seirós, os Baldios de Melhe, a Junta de Freguesia de Canedo, Junta de Freguesia de Santa Marinha e a Junta de Freguesia de Salvador e Santo Aleixo de Além Tâmega.
Este projeto pioneiro vai de encontro à necessidade de pensar o território como um todo, o que passa por criar condições para uma gestão partilhada. A figura do agrupamento traz benefícios acrescidos no reforço da capacidade técnica da gestão e na alocação de fundos comunitários.
Uma gestão dos baldios mais eficiente pode traduzir-se na mitigação do risco de incêndio florestal e no aumento da produtividade. Neste sentido, impõe-se a crescente valorização destas áreas de elevado interesse para as comunidades, pela produção lenhosa, mas também por questões de sustentabilidade ambiental.
O Município de Ribeira de Pena é o interlocutor neste processo e estará sempre ao lado dos gestores dos baldios e apoiará a sua decisão.
sexta-feira, 31 de julho de 2020
Museu da Escola recebe exposição de pintura "Uma História"
quarta-feira, 8 de julho de 2020
Menir de Pedra d'Anta em vias de classificação
Este procedimento surge na sequência do pedido de abertura solicitado pelo Município de Ribeira de Pena junto da Direção Regional de Cultura do Norte no início de 2019, no âmbito do encerramento do Ano Europeu do Património Cultural.
O aviso agora publicado refere ainda que o menir e os imóveis localizados na zona geral de proteção, de 50 metros em redor contados a partir dos limites externos, ficam abrangidos pelas disposições legais de proteção em vigor. Refere ainda que “os interessados poderão reclamar ou interpor recurso hierárquico do ato que decide a abertura do procedimento de classificação, nos termos e condições estabelecidas no Código do Procedimento Administrativo, sem prejuízo da possibilidade de impugnação contenciosa”.
O Menir de Alvadia é um menir de grande dimensão, classificado como possível estátua-menir, localizado nas proximidades da aldeia de Alvadia, numa zona aplanada da Serra do Alvão. Possui mais de 4 metros de comprimento e um conjunto de gravuras rupestres nas faces, caraterísticas que o colocam no patamar cimeiro deste tipo de estruturas megalíticas no contexto da Península Ibérica. O menir encontra-se retirado da sua posição original, estando neste momento o Município a programar o seu futuro restauro e o regresso à posição vertical.
terça-feira, 7 de julho de 2020
Ecomuseu de Ribeira de Pena recebe selo Clean & Safe
Esta campanha foi criada como forma de reconhecer as empresas e organismos com interesse para o setor do Turismo que cumprem as recomendações da Direção-Geral da Saúde evitando a contaminação dos espaços com o SARS-CoV-2 (novo coronavírus) e assim incentivar a retoma do setor do turismo a nível nacional e internacional, reforçando a confiança de todos no destino Portugal e nos seus recursos turísticos.
A atribuição do selo Clean & Safe certifica, desta forma, que os espaços do Ecomuseu de Ribeira de Pena estão a cumprir todos os requisitos para uma visita em segurança.
quarta-feira, 3 de junho de 2020
Museu do Linho recebe nova atração
A pintura "Tecedeira" da autoria de Leonor Vaz de Carvalho foi oferecida pela autora ao museu, em conjunto com um poema alusivo ao trabalho do linho da autoria de seu pai, o escritor Manuel Vaz de Carvalho, natural de Alvite. Constitui uma homenagem da autora às tecedeiras da freguesia de Cerva e Limões, que preservam viva a tradição do trabalho artesanal do linho na região.
Leonor Vaz de Carvalho é professora aposentada do Ensino Secundário. Desde muito cedo revelou inclinação para as Belas Artes que, apesar de não terem sido o seu percurso de vida, sempre tiveram um papel relevante nas suas horas de lazer, como fuga ao quotidiano.
Tendo-se tornado num projeto mais sério desde a aposentação, a Pintura passou a ser uma atividade a que se dedica de forma apaixonada. A paisagem transmontana, as suas gentes e a sua ruralidade são temas recorrentes nas suas obras, que executa com grande realismo, utilizando técnicas variadas, tais como o óleo, o acrílico, o pastel ou a aguarela. O seu percurso na Pintura tem sido desde então marcado por numerosas exposições, ora individuais ora coletivas.
terça-feira, 2 de junho de 2020
Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Ribeira de Pena aprovou Plano Operacional Municipal
Este plano define linhas orientadoras de articulação entre entidades ligadas à prevenção e combate dos incêndios rurais. O POM visa desenvolver um sistema de deteção e vigilância articulado e eficaz; mobilizar rapidamente os meios de combate; extinguir os incêndios na sua fase inicial, e, evitar o risco para a população, seus bens e atividades.
Nesta reunião estiveram representados a Câmara Municipal de Ribeira de Pena, os Bombeiros Voluntários de Ribeira de Pena, os Bombeiros Voluntários de Cerva, a Associação Florestal de Ribeira de Pena, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Guarda Nacional Republicana através do Posto Territorial e da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro, a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT), o Conselho Diretivo dos Baldios de Alvadia, o Conselho Diretivo de Melhe, a Junta de Freguesia de Canedo, a Junta de Freguesia de Santa Marinha e a Junta de Freguesia de Salvador e Santo Aleixo de Além Tâmega.
Na sessão foram ainda apresentados os resultados da monitorização das metas e ações do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Ribeira de Pena.
O planeamento e a prevenção são essenciais para minimizar o risco, sobretudo, num concelho como Ribeira de Pena, onde as características do povoamento florestal e dos aglomerados populacionais colocam grandes dificuldades às operações de proteção de pessoas e bens e de defesa dos espaços florestais, em caso de incêndio rural.
terça-feira, 19 de maio de 2020
Aviso: Reabertura dos Museus
Poderá visitar ou revisitar os nossos museus de terça a sábado no seguinte horário:
Casa da Cultura-Museu da Escola - 9h30-13h00 / 14h30-18h00
Museu da Venda Nova - 9h30-13h00 / 14h30-18h00
Casa de Camilo|Friúme - 9h30-13h00 / 14h30-18h00
Museu do Volfrâmio - 9h30-13h00 / 14h30-18h00
Museu do Linho - 9h30-13h00 / 14h30-18h00
Siga as instruções dos nossos vigilantes e tenha uma boa visita!
segunda-feira, 18 de maio de 2020
Exposição Camilo e Ribeira de Pena: o Álbum Fotográfico da Casa de Santa Marinha
Esta exposição surge em celebração do Dia Internacional dos Museus e ficará disponível no site do Ecomuseu até ao final do mês de maio
.
sexta-feira, 15 de maio de 2020
Património Cultural de Ribeira de Pena nomeado para as 7 Maravilhas da Cultura Popular
O concelho de Ribeira de Pena tem sete elementos do património cultural ribeirapenense nomeado para as 7 Maravilhas da Cultura Popular. O Conselho Científico do concurso elevou à categoria de nomeados os patrimónios das sete candidaturas do Município de Ribeira de Pena que passarão agora à fase seguinte de seleção. Estão assim nomeados às 7 Maravilhas da Cultura Popular:
Linhos de Limões – categoria de Artesanato
Canções de Linho – categoria de Músicas e Danças
Croças – categoria de Artefactos
Feira do Linho – categoria de Festas e Feiras
Romaria de Nossa Senhora da Guia – categoria de Procissões e Romarias
Lenda do Rio Tâmega – categoria de Lendas e Mitos
Transumância do Gado Maronês – categoria de Rituais e Costumes
As 7 Maravilhas da Cultura Popular são uma iniciativa que pretende valorizar o património cultural material e imaterial das várias regiões e localidades do país, contribuindo para a diferenciação e promoção territorial. Nesta edição das 7 Maravilhas de Portugal os nomeados serão votados nos 18 distritos de Portugal Continental e nas Regiões Autónomas em 20 programas da RTP a realizar nos meses de Verão. Posteriormente haverá uma votação nacional que definirá os candidatos finalistas às 7 Maravilhas da Cultura Popular, cuja votação final ocorrerá em setembro de 2020.
Os nomeados poderão ser consultados em www.7maravilhas.pt



quinta-feira, 14 de maio de 2020
Ação Museu da Semana
Estes conteúdos ficam agora disponíveis para descoberta ou revisitação no separador lateral deste blog, para que em qualquer altura possam ser novamente acedidos à distância.
terça-feira, 12 de maio de 2020
Museu da Semana 8 - Os projetos em curso
O Centro de Estudos Regionais
O Centro dos Vinhos Verdes