O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Exposição “A VIDA E OBRA DE CAMILO CASTELO BRANCO PELAS TERRAS DE BASTO”

 


A ligação de Camilo às Terras de Basto teve uma “breve duração” mas marcou definitivamente a sua vida e a sua obra literária com inúmeras referências a Cabeceiras de Basto, Ribeira de Pena, Mondim de Basto e Celorico de Basto.

A passagem de um dos maiores escritores portugueses pelas Terras de Basto está bem evidenciada na exposição ‘A vida e obra de Camilo Castelo Branco pelas Terras de Basto’ organizada pela Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto que contou com a colaboração da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, através do Ecomuseu de Ribeira de Pena, pela cedência de espólio da Casa de Camilo|Friúme.

Para além dos dados biográficos, das evidências da passagem e presença de Camilo por Terras de Basto plasmados na Literatura Camiliana, a exposição conta com a recriação da biblioteca de Camilo, enriquecida por uma marioneta representativa do escritor.

Camilo Castelo Branco (1825 – 1890) foi um escritor português, romancista, dramaturgo, cronista, poeta, crítico e historiador. Um dos mais destacados escritores da literatura portuguesa do século XIX.

A exposição poderá ser visitada até finais de 2021 de terça-feira a domingo.

+ info