O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Roteiro das Minas apresenta Recursos Educativos 2020-2021


Encontra-se disponível para consulta o caderno de Recursos Educativos do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal para o ano letivo 2020-2021.

O Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, através das diferentes plataformas em que está presente, promove a oferta dos diferentes locais associados, onde os serviços educativos e as actividades dirigidas às escolas assumem especial relevância.

A presente edição do guia pretende continuar a dar resposta às necessidades das escolas na organização das visitas ao terreno e na promoção de outras experiências formativas, no corrente ano em muito condicionadas pela situação de saúde pública que vivemos. Assim, o guia para o ano lectivo 2020-2021 apresenta uma nova área com a oferta de um conjunto de recursos propondo interessantes actividades não presenciais, acessíveis pelas mais diversas vias, a serem desenvolvidas em contexto de sala de aula ou outro.

A oferta educativa do Ecomuseu de Ribeira de Pena para o Museu do Volfrâmio de Cerva é assim complementada pelos recursos e serviços educativos dos outros parceiros, enquadráveis na aprendizagem das diferentes temáticas do Ensino Básico e Secundário.

Está disponível para consulta em http://www.roteirodeminas.pt/listagem-de-registos/newslist-pt/disponivel-o-guia-recursos-educativos-ano-lectivo-2020-2021.aspx