O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Jornadas Europeias do Património 2020


Terão lugar nos dias 25, 26 e 27 de setembro as Jornadas Europeias do Património 2020, este ano subordinadas ao tema Património e Educação

Pretende-se com este tema sensibilizar para o papel do património na educação e para o papel da educação no património, para a riqueza e para a complexidade desta relação – na literatura, nas artes, nos monumentos, na dança, no teatro, na paisagem, nos jogos, nos museus, na fotografia, nos sítios arqueológicos ou na música, entre muitos outros.

O Ecomuseu de Ribeira de Pena associa-se a esta atividade convidando à visita virtual dos Roteiros Culturais de Ribeira de Pena, através das nossas plataformas digitais, que darão destaque a um roteiro diferente em cada um dos três dias do evento.

Esta é uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, a organização em Portugal é da responsabilidade da Direção-Geral do Património Cultural.

Para participar basta aceder pelos links abaixo.