O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










terça-feira, 31 de março de 2020

Museu da Semana 2 - O Museu do Volfrâmio


A exploração mineira foi durante séculos uma atividade importante no seio do território que hoje compõe o concelho de Ribeira de Pena. Várias minas de estanho evidenciam a extração deste metal desde os povos da Antiguidade e a documentação histórica deixa-nos várias referências à riqueza mineira da região. Mas é a extração de volfrâmio que, no início do século XX, conhece aqui especial incremento com a instalação das sociedades de exploração de minérios em Padroselos, na freguesia de Santa Marinha, e em Adoria, na freguesia de Cerva e Limões, constituindo os dois principais coutos mineiros que marcaram a história recente do concelho de Ribeira de Pena. Com elas veio a transformação da paisagem, da economia, dos hábitos de consumo, que hoje encontram eco nas memórias da comunidade e nas ruínas das estruturas mineiras.

 

Estruturas do Couto Mineiro de Adoria

Foi para preservar estas memórias que surgiu o Museu do Volfrâmio, o mais recente espaço do Ecomuseu localizado no centro de Cerva, próximo do Couto Mineiro de Adoria, que chegou a ser um dos maiores produtores de volfrâmio de Portugal. Encontra-se instalado no antigo edifício da Casa do Povo de Cerva, edifício marcante da vida social desta freguesia que tem origem precisamente durante o período áureo da exploração mineira na região, a que está intimamente ligado.

 

O Museu do Volfrâmio

Aberto ao público em 2018, este museu apresenta-se como um polo de interpretação da história associada à época áurea do volfrâmio, cuja memória se encontra profundamente enraizada na memória local. Reúne uma coleção de património material e imaterial que permite ao visitante percorrer evolução da terra e a relação do homem com os minerais, para depois conhecer em particular o volfrâmio, compreender as mudanças que trouxe para a sociedade e conhecer a história e as memórias que lhe estão associadas.



 

A exposição permanente

Estabelece-se também como ponto de ligação ao Couto Mineiro de Adoria, ali próximo, cuja representação espacial apresenta permitindo ao visitante compreender a dimensão técnica, geográfica e social que a atividade imprimiu a este território. A organização da exposição permanente teve a colaboração científica da UTAD e integra um conjunto de documentos, objetos e minerais cedidos por diversas instituições e particulares para reconstituir a história, os factos e as memórias ligadas a este período.



Memórias do Couto Mineiro de Adoria

Este museu é parceiro do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal e integra a Rota do Volfrâmio, rota temática que engloba os sítios visitáveis em Portugal ligados a este mineral.
No espaço do museu encontra-se também instalado o Posto de Turismo de Cerva e tem acolhido um conjunto de exposições temporárias e outras iniciativas culturais que o colocam como um espaço incontornável para quem visita a região.



A dinâmica cultural

Visite a Página do Museu
Veja aqui mais fotos
Veja aqui o Vídeo do Museu
Visite a página do Roteiro das Minas