O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










quarta-feira, 18 de março de 2020

Covid19 – Reunião Da Comissão Municipal De Proteção Civil

A Comissão Municipal de Proteção Civil reuniu, no dia 16 de março, na Casa da Cultura-Museu da Escola de Ribeira de Pena, para efetuar um ponto de situação sobre a evolução da situação do COVID-19.

Nesta reunião estiveram representados a Câmara Municipal de Ribeira de Pena, os Bombeiros Voluntários de Cerva, a GNR Ribeira de Pena, a GNR- UEPS Ribeira de Pena, a Autoridade de Saúde Municipal, a Santa Casa da Misericórdia de Cerva, a Santa Casa da Misericórdia de Ribeira de Pena e a Associação Florestal de Ribeira de Pena. Participaram ainda os presidentes das cinco juntas de freguesia e a enfermeira da Unidade Móvel de Saúde.

O Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, João Noronha, informou os presentes das medidas aprovadas ao nível da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega CIM-AT.

A Autoridade Municipal de Saúde deu conta da situação epidemiológica e salientou que no Alto Tâmega não há casos confirmados. As forças de segurança informaram as medidas que estão a ser implementadas.

Durante a reunião foi demonstrada preocupação com a circulação no concelho de trabalhadores transfronteiriços.

Nesta reunião, foram sinalizadas as fragilidades do território e as dificuldades que podem ocorrer perante um cenário mais complexo. Foi discutida a implementação de um plano de ação para acorrer às necessidades da população idosa, mais isolada e vulnerável.

As entidades representadas comprometeram-se a trabalhar em conjunto em prol da saúde pública, para enfrentar e superar esta pandemia.