O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Ribeira de Pena acolhe 5.os Encontros Camilianos de São Miguel de Seide


Realizaram-se nos dias 11,12 e 19 de outubro de 2019 os 5.os Encontros Camilianos de São Miguel de Seide, cujo programa se dividiu entre Porto, Vila Nova de Famalicão e Ribeira de Pena.

O programa iniciou-se no dia 11 de outubro com visita à Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Lapa, no Porto, em cujo cemitério de realizou um roteiro por locais de interesse camiliano. No dia 12 de outubro tiveram lugar as comunicações no auditório da Casa de Camilo-Centro de Estudos, em São Miguel de Seide, merecendo destaque a homenagem ao dedicado camilianista, João Bigotte Chorão, e a apresentação de uma nova edição das “Novelas do Minho”, de Camilo Castelo Branco.

No dia 19 de outubro o programa desenvolveu-se em Ribeira de Pena. Durante a manhã realizou-se um roteiro literário pelos locais que serviram de cenário à novela “Maria Moisés”, de Camilo Castelo Branco, visita acompanhada de uma interpretação histórica e literária. Durante a tarde o Auditório Municipal recebeu o teatro de marionetas “Maria Moisés”, dinamizado pelo Serviço Educativo da Casa de Camilo com base na emblemática novela camiliana com o mesmo nome. Seguiu-se a apresentação do segundo volume da coleção “Biografias Enoveladas – Maria Moisés”, obra que contou com o apoio do Município de Ribeira de Pena. A apresentação do livro contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Ferreira, que destacou a importância da obra camiliana para a divulgação do concelho de Ribeira de Pena e o valor que a Casa de Camilo em Friúme representa para a interpretação e valorização da vida e obra de Camilo Castelo Branco.

Os 5.ºs Encontros Camilianos de São Miguel de Seide visaram promover o debate e a reflexão interdisciplinar em torno das temáticas camilianas, contribuindo, desse modo, para a melhor promoção e divulgação da vida e da obra de Camilo Castelo Branco. Foram organizados pela Casa de Camilo – Centro de Estudos e o Município de Vila Nova de Famalicão com a colaboração do Município de Ribeira de Pena através do Ecomuseu.