O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










quarta-feira, 8 de maio de 2019

Ribeira de Pena celebra o Dia Nacional do Azulejo


No passado dia 6 de maio celebrou-se o Dia nacional do Azulejo. Para assinalar a efeméride, o Município de Ribeira de Pena e o Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena associaram-se à “AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO”, evento que se realiza a nível nacional sob coordenação do Museu de Polícia Judiciária, desafiando os alunos do 3º ciclo do ensino básico a elaborar trabalhos inspirados em padrões de azulejos. Estes trabalhos, elaborados nas aulas de expressão plástica ao longo do 2º período letivo, foram apresentados na Casa da Cultura-Museu da Escola, onde ficarão em exposição até dia 25 de maio de 2019.

Criado em 2007, o Projeto “SOS Azulejo” nasceu da necessidade imperiosa de combater a grave delapidação do património azulejar português que se verifica atualmente, de modo crescente e alarmante, por furto, vandalismo e incúria. Esta iniciativa teve por objetivo a sensibilização dos mais jovens para a importância da preservação e valorização do património azulejar ribeirapenense.

Fotos

Horários da exposição em www.ecomuseu-rpena.pt

Mais informações em http://www.sosazulejo.com/