O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










quarta-feira, 23 de março de 2016

Ribeira de Pena celebra Camilo


Na semana de 14 a 19 de março de 2016, o Município de Ribeira de Pena, em conjunto com o Ecomuseu, celebrou Camilo Castelo Branco com o lançamento do Ano Camiliano em Ribeira de Pena, no ano em que se assinalam os 175 anos do casamento do escritor com Joaquina Pereira de França, na Igreja Matriz de Ribeira de Pena.
Durante a semana a celebração desenvolveu-se com a comunidade educativa tendo os alunos do pré-escolar participado nos ateliês da Casa de Camilo-Friúme. No dia 16 de março, data em que se celebraram 191 anos do nascimento de Camilo, foi apresentado aos alunos do ensino secundário o filme promocional do roteiro Maria Moisés, protagonizado pelos próprios alunos sob argumento do professor Joaquim Jorge Carvalho e realização de Carlos Batista.
O Presidente de Câmara, Doutor Rui Vaz Alves, em parceria com os CTT, apresentou o Selo e o Inteiro Postal, referentes às comemorações camilianas, que irão circular durante este ano. Os convidados puderam enviar os primeiros postais através do Posto de Correio instalado no Auditório Municipal.
Do programa constaram ainda a apresentação do filme promocional do Roteiro Maria Moisés, o lançamento das atas do “II Seminário Camilo e Ribeira de Pena”, a apresentação do “Congresso Internacional Camilo: o homem, o génio e o tempo” e a apresentação do catálogo bibliográfico camiliano do Centro de Estudos Regionais, catálogo que deu mote à inauguração de uma nova exposição na Casa de Camilo-Friúme. Os participantes puderam ainda degustar iguarias regionais baseadas na literatura de Camilo no IV Almoço Camiliano e assistir a passagens encenadas do Roteiro Maria Moisés pela Filandorra – Teatro do Nordeste, que contou com a participação de 13 crianças ribeirapenenses, no papel dos “enjeitados” de Maria Moisés.
As celebrações em torno do Aniversário de Camilo contaram com a participação do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena, da Santa Casa da Misericórdia de Cerva, da Santa Casa da Misericórdia de Ribeira de Pena, do Grémio Literário Vila-Realense e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.