O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










quarta-feira, 2 de março de 2016

Inauguração da Exposição "Memórias da Terra"



No dia 4 de março foi inaugurada a exposição “Memórias da Terra”, que estará patente até dia 3 de dezembro no Museu da Venda Nova, em Ribeira de Pena.

Na inauguração estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, Rui Vaz Alves, o Vice-Presidente, Luís Ferreira, o Vereador Marcial Gundar Rodrigues e o Presidente da Junta de Freguesia de Cerva e Limões, Fernando Lourenço, e algumas dezenas de pessoas que admiraram o minucioso trabalho evidente nas miniaturas artesanais.

Esta exposição tem por base a coleção do Sr. Américo do Enjeitado, artesão de Alvite, freguesia de Cerva e Limões, que deixou um conjunto de miniaturas inspiradas nas tradições e no património da sua terra. Esta exposição é, por isso, uma homenagem ao seu legado que preserva a memória da comunidade local.