O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










terça-feira, 16 de setembro de 2014

Camilo e Ribeira de Pena celebrados na II edição do Seminário

No dia 13 de Setembro de 2014 realizou-se no Auditório Municipal de Ribeira de Pena o II Seminário Camilo e Ribeira de Pena, evento destinado aos amantes da Literatura Portuguesa tendo por base um dos seus maiores vultos, Camilo Castelo Branco, que neste concelho transmontano viveu, casou e tanto se inspirou.

Além das intervenções dos oradores, que ocorreram durante a manhã os cerca de noventa participantes desta segunda edição do evento tiveram ainda oportunidade de assistir à peça de teatro "Call Center Literário: em que posso ser útil?", encenada pelo professor Joaquim Jorge Carvalho com a participação dos alunos da EB 2,3/S de Ribeira de Pena. De seguida foi-lhes proporcionado um Almoço Camiliano, onde foi possiível degustarem algumas iguarias regionais inspiradas na literatura de Camilo. Durante a tarde, após a visita a alguns locais ribeirapenenses ligados ao escritor, foi inaugurada a exposição "Camilo e Ribeira de Pena: Os Espaços Camilianos", exposição de fotografias antigas que permanecerá na Casa de Camilo – Friúme até Março de 2015.

Este seminário foi organizado pela Câmara Municipal de Ribeira de Pena, por intermédio do Ecomuseu, com o apoio da Junta de Freguesia de Salvador e Santo Aleixo, do Grémio Literário Vila- Realense, da Associação Cultural Amigos de Gaia e do Centro de Estudos Camilianos.

As fotos do evento: