O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










sábado, 23 de agosto de 2014

II Seminário Camilo e Ribeira de Pena


No próximo dia 13 de Setembro de 2014 irá realizar-se em Ribeira de Pena o II Seminário Camilo e Ribeira de Pena, evento destinado aos amantes da Literatura Portuguesa tendo por base um dos seus maiores vultos, Camilo Castelo Branco, e a sua relação com este concelho transmontano onde viveu, casou, e tanto se inspirou.
Nesta segunda edição, o programa voltará a incluir um Almoço Camiliano e um programa cultural que culminará com a inauguração da exposição fotográfica "Camilo e Ribeira de Pena", onde serão reveladas fotografias inéditas do início do Século XX sobre espaços ribeirapenenses ligados ao escritor.
Este seminário é organizado pela Câmara Municipal de Ribeira de Pena e tem o apoio da Junta de Freguesia de Salvador e Santo Aleixo, do Grémio Literário Vila-Realense, da Associação Cultural Amigos de Gaia e do Centro de Estudos Camilianos.
As inscrições têm um custo de 15 euros e estão limitadas à capacidade do Auditório Municipal. Podem ser efectuadas através dos contactos do Gabinete Técnico do Ecomuseu de Ribeira de Pena ou presencialmente no Museu da Venda Nova.

Programa

Contactos