O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










segunda-feira, 3 de junho de 2013

Ecomuseu reúne artesãos

O Ecomuseu Municipal reuniu no final do mês de Maio com os artesãos ribeirapenenses a fim de reflectir sobre o futuro das actividades tradicionais em Ribeira de Pena. Este encontro, que se dividiu em duas reuniões, veio culminar um processo de contacto que permitiu criar uma relação de proximidade entre o Ecomuseu e os detentores das actividades tradicionais, unindo-os no mesmo objectivo de preservação e valorização do Património Cultural Imaterial ribeirapenense, quer enquanto identidade, quer enquanto meio económico de desenvolvimento do concelho.
A última reunião teve ainda a participação da Verde Novo, que dinamizou uma sessão de esclarecimento relacionada com as tecnologias da informação e da comunicação e as oportunidades de financiamento disponíveis para o mundo do artesanato.
O Ecomuseu Municipal lança ainda o desafio aos novos artesãos para que deixem o seu contacto, de modo a poderem participar em futuras acções.