O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










terça-feira, 7 de maio de 2013

Dia Internacional dos Museus 2013


No próximo dia 18 de Maio celebra-se o Dia Internacional dos Museus, este ano sob o tema "Museus (memória+criatividade) = Mudança Social", proposto pelo ICOM. Para assinalar a data, o Núcleo Museológico da Venda Nova estará aberto ao público entre as 15 e as 18 horas, permitindo a visita livre da exposição "O Ciclo do Linho".
Para assinalar a data, além desta iniciativa, o Ecomuseu associa-se também à Biblioteca Municipal de Ribeira de Pena colaborando na organização de uma visita de estudo ao Museu de Serralves. Esta iniciativa destina-se aos jovens entre os 10 e os 18 anos e pretende sensibilizar os jovens ribeirapenenses para a arte contemporânea, contribuindo para o seu enriquecimento pessoal. Mais informações e inscrições na Biblioteca Municipal ou em http://bmrp.com.pt.