O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Roteiro das Minas apresenta Rota do Volfrâmio


O Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal tem uma nova rota disponível para usufruto dos visitantes.
A Rota do Volfrâmio é composta por dezasseis sítios nas regiões Norte e Centro de Portugal, diretamente ligados à exploração ou interpretação deste mineral. Um dos locais que integram esta rota é o Museu do Volfrâmio em Cerva, espaço dedicado à história da exploração mineira no concelho de Ribeira de Pena e em particular no Couto Mineiro de Adoria, que chegou a ser um dos principais locais de extração de volfrâmio no país.
Além do concelho de Ribeira de Pena, a rota inclui locais dos concelhos de Vimioso, Macedo de Cavaleiros, Vila Real, Montalegre, Matosinhos, Arouca, Covilhã e Idanha-a-Nova.