O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Ação De Capacitação Para A Otimização Da Gestão Florestal E Sumidouros De Carbono – Troco2


No âmbito do projeto TROCO2, realizou-se, no dia 26 de setembro, no auditório da Casa da Cultura-Museu da Escola, uma ação se sensibilização para a otimização da gestão florestal e sumidouros de carbono.

Durante a sessão, foi apresentada a ferramenta para o cálculo de sumidouro de carbono em Espaço Florestais Transfonteiriços da Galiza-Norte de Portugal e foi explicado o papel dos sumidouros de carbono no combate das alterações climáticas.

O TROCO2 é um projeto enquadrado no Programa de Cooperação Interreg V que visa criar uma bolsa de intercâmbio de dióxido de carbono, através da qual as trocas de carbono podem ser realizadas entre sumidouros de carbono e empresas no setor de transportes.

Esta iniciativa foi promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIM-AT), Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT), em parceria com outras entidades.