Este projeto resulta da reconversão da antiga escola primária Adães Bermudes, que foi também sede da delegação escolar, localizada em pleno centro da vila de Salvador. A intervenção representou um investimento público superior a 350 mil euros.
Além do acervo ligado ao património escolar e da informação referente à evolução do ensino primário em Portugal, a Casa da Cultura - Museu da Escola assume também uma função pedagógica, ao disponibilizar aos professores e alunos recursos de apoio ao ensino e aprendizagem.
No seu discurso, o Presidente da Assembleia Municipal, João Noronha, salientou o simbolismo deste edifício centenário, por onde passaram centenas de Ribeirapenenses, que com esta recuperação podem reavivar ainda mais as memórias de infância.
O importante papel que esta escola teve no passado foi também destacado pelo Presidente Rui Vaz Alves, que realçou ainda a polivalência do espaço para acolher a realização de iniciativas de carácter artístico e cultural, sublinhando, o grande investimento que o seu executivo tem efetuado no sentido da democratização da cultura.
Para o Ministro Vieira da Silva, a Casa da Cultura - Museu da Escola permite compreender como o acesso à educação evoluiu ao longo dos tempos, afirmando que, atualmente, o Governo está empenhado na universalização do ensino pré-escolar, dada a sua importância na formação dos mais novos.