O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Apresentação do livro "Linho de Cerva e Limões - Tecendo o Futuro"


No dia 5 de agosto, foi apresentado na Casa da Cultura – Museu da Escola o livro “Linho de Cerva e Limões – Tecendo o Futuro” da autoria de Sandra Teixeira e António Luís Ferreira. A obra escrita em Português e Inglês assume-se como um excelente instrumento de divulgação e promoção da cultura do linho, estando já prevista a sua distribuição no estrangeiro.

A XVIII Feira do Linho foi o momento escolhido para a divulgação desta obra que dá a conhecer a história e os trabalhos das tecedeiras de Cerva e Limões.

Os autores agradeceram a colaboração das artesãs e todo o apoio que receberam para a elaboração deste catálogo, que procura mostrar não só a riqueza do património ligado ao linho, mas o potencial dos trabalhos, e as perspetivas para o futuro.

Para mostrar as abordagens mais contemporâneas, a apresentação contou com a intervenção da conhecida designer de moda Marita Moreno, que explicou como tem utilizado o linho produzido em Cerva no fabrico das suas peças e o sucesso e reconhecimento que estas têm recolhido no estrangeiro.

Na sessão de apresentação esteve presente o Presidente da Câmara Municipal, Rui Vaz Alves, que louvou a iniciativa dos autores salientando “a atenção que o livro dá ao património imaterial ligado à cultura do linho, abordando uma perspetiva até então nunca explorada, que busca a alma e o coração desta arte”. O edil terminou lançando o desafio da “expansão do linho pela via artesanal, honrando a tradição, e pela via industrial através da criatividade e da inovação”, a fim de “ tornar o linho num fator de promoção do crescimento económico e numa alavanca para o desenvolvimento do concelho de Ribeira de Pena”.

O livro foi editado pela Verde Novo, com o apoio do Município de Ribeira de Pena e da Junta de Freguesia de Cerva e Limões.