A XVIII Feira do Linho foi o momento escolhido para a divulgação desta obra que dá a conhecer a história e os trabalhos das tecedeiras de Cerva e Limões.
Os autores agradeceram a colaboração das artesãs e todo o apoio que receberam para a elaboração deste catálogo, que procura mostrar não só a riqueza do património ligado ao linho, mas o potencial dos trabalhos, e as perspetivas para o futuro.
Para mostrar as abordagens mais contemporâneas, a apresentação contou com a intervenção da conhecida designer de moda Marita Moreno, que explicou como tem utilizado o linho produzido em Cerva no fabrico das suas peças e o sucesso e reconhecimento que estas têm recolhido no estrangeiro.
Na sessão de apresentação esteve presente o Presidente da Câmara Municipal, Rui Vaz Alves, que louvou a iniciativa dos autores salientando “a atenção que o livro dá ao património imaterial ligado à cultura do linho, abordando uma perspetiva até então nunca explorada, que busca a alma e o coração desta arte”. O edil terminou lançando o desafio da “expansão do linho pela via artesanal, honrando a tradição, e pela via industrial através da criatividade e da inovação”, a fim de “ tornar o linho num fator de promoção do crescimento económico e numa alavanca para o desenvolvimento do concelho de Ribeira de Pena”.
O livro foi editado pela Verde Novo, com o apoio do Município de Ribeira de Pena e da Junta de Freguesia de Cerva e Limões.