O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Ribeira de Pena no Programa “SEM FRONTEIRAS” da RTP1


 A Galiza e o Norte de Portugal têm várias coisas em comum, entre elas os inúmeros lugares que partilham o mesmo nome. São esses lugares que vão receber a visita de "Sem Fronteiras", para uma descoberta de semelhanças e particularidades.

Produção conjunta entre a RTP e a TV Galiza, "Sem Fronteiras” tem como anfitriões a portuguesa Beatriz Gosta e o galego Javier Varela, que irão assumir o papel de guias e percorrer as várias localidades, tendo como ponto de partida as suas semelhanças e conhecer as tradições, a cultura, a gastronomia, os festivais e as gentes. Mas com uma particularidade: Beatriz vai até à Galiza e Javier atravessa a fronteira e vem conhecer o Norte de Portugal.

O programa de estreia desloca-se às as vilas Ribeira (Espanha) e Ribeira de Pena (Portugal). 

Beatriz Gosta vai conhecer o caráter irredutível de Ribeira, as suas tradições, o seu mar e a incomparável ilha de Sálvora. Javier Varela viaja até Ribeira de Pena, onde terá a oportunidade de conhecer os segredos do linho, a história de um escritor único, provar um prato típico e voar por cima de um bosque.

"Sem Fronteiras", estreia domingo, 17 de janeiro, às 12h30, na RTP1.


Veja aqui o Episódio.