O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










terça-feira, 3 de novembro de 2020

Concluído Restauro do Altar-Mor da Igreja Matriz do Divino Salvador

 



A obra de restauro do Altar-Mor da Igreja Matriz do Divino Salvador, em Ribeira de Pena, está concluída.

A Igreja Matriz do Divino Salvador foi construída no século XVIII e é um imponente templo em estilo rococó dedicado a São Salvador, onde se destacam os elementos decorativos da fachada, as guardas laterais em madeira, os cadeirais confessionário e o imponente altar-mor, em talha dourada e polícroma, onde figuram São Salvador e São Miguel Arcanjo.

Esta intervenção, que incluiu o restauro das peças e retábulos e pintura mural do altar-mor, resultou de um protocolo entre o Município de Ribeira de Pena, a Direção Regional da Cultura do Norte e a Iberdrola.

A obra representa um investimento total de 33.883,96€ e visou a recuperação, conservação e manutenção do património cultural e religioso do concelho.