O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










sexta-feira, 15 de maio de 2020

Património Cultural de Ribeira de Pena nomeado para as 7 Maravilhas da Cultura Popular


O concelho de Ribeira de Pena tem sete elementos do património cultural ribeirapenense nomeado para as 7 Maravilhas da Cultura Popular. O Conselho Científico do concurso elevou à categoria de nomeados os patrimónios das sete candidaturas do Município de Ribeira de Pena que passarão agora à fase seguinte de seleção. Estão assim nomeados às 7 Maravilhas da Cultura Popular:

Linhos de Limões – categoria de Artesanato
Canções de Linho – categoria de Músicas e Danças
Croças – categoria de Artefactos
Feira do Linho – categoria de Festas e Feiras
Romaria de Nossa Senhora da Guia – categoria de Procissões e Romarias
Lenda do Rio Tâmega – categoria de Lendas e Mitos
Transumância do Gado Maronês – categoria de Rituais e Costumes

As 7 Maravilhas da Cultura Popular são uma iniciativa que pretende valorizar o património cultural material e imaterial das várias regiões e localidades do país, contribuindo para a diferenciação e promoção territorial. Nesta edição das 7 Maravilhas de Portugal os nomeados serão votados nos 18 distritos de Portugal Continental e nas Regiões Autónomas em 20 programas da RTP a realizar nos meses de Verão. Posteriormente haverá uma votação nacional que definirá os candidatos finalistas às 7 Maravilhas da Cultura Popular, cuja votação final ocorrerá em setembro de 2020.

Os nomeados poderão ser consultados em www.7maravilhas.pt