O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Exposição "Rochas e Minerais do Norte de Portugal"


No dia 30 de novembro, foi inaugurada a exposição “Rochas e Minerais do Norte de Portugal”, no Museu do Volfrâmio, em Cerva.

Esta exposição apresenta um conjunto de amostras de rochas e minerais da região Norte de Portugal e visa promover a diversidade geológica deste território bem como o seu potencial geológico e mineiro. As amostras de rochas e minerais aqui apresentadas são também uma oportunidade para conhecer a informação científica que lhes é inerente, de forma apelativa para o público escolar e turístico.

A exposição conta com a participação dos concelhos de Arouca, Boticas, Gondomar, Macedo de Cavaleiros, Marco de Canaveses, Matosinhos, Montalegre, Paredes, Porto, Torre de Moncorvo, Valongo, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real.

Esta é uma exposição itinerante do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Geológico e Mineiro de Portugal e tem o apoio do Município de Ribeira de Pena, da Direção Geral de Energia e Geologia, da Empresa de Desenvolvimento Mineiro, SA. e da Entidade Regional de Turismo do Porto & Norte de Portugal.

A exposição “Rochas e Minerais do Norte de Portugal” ficará patente, no Museu do Volfrâmio, até 1 de fevereiro de 2020.