O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Museu do Volfrâmio recebe nova atração



O Museu do Volfrâmio em Cerva recebeu uma nova atração na sua exposição principal. Após semanas de preparação, a vagona de transporte de minério já se encontra no seu lugar, ficando agora acessível a quem visita este espaço.

Esta peça reveste-se de grande importância para a exposição, uma vez que é o exemplar representativo destes fundamentais meios de transporte que, por meio de carris, permitiam o transporte do minério do interior da mina para a lavaria. Era também nas “cestas” das vagonas que o minério era transportado pelo teleférico desde a encosta de São João até à Lavaria do Penoso, junto ao Rio Lourêdo.

Aberto ao público em Junho de 2018, o Museu do Volfrâmio é um espaço de preservação da história e da memória associada à exploração do volfrâmio, com particular incidência sobre o Couto Mineiro de Adoria, que grande impacto económico-social exerceu sobre toda a região. Integra Ecomuseu de Ribeira de Pena e está presente no Roteiro de Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal.