O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Celebração do Tricentenário do Nascimento de Manuel José de Carvalho


Em celebração dos 300 anos do nascimento de Manuel José de Carvalho, irão realizar-se no próximo dia 28 de novembro um conjunto de visitas guiadas à Capela de São Pedro de Ribeira de Pena e à Igreja de São Salvador. Estas visitas, promovidas pelo Ecomuseu de Ribeira de Pena, visam percorrer a história da paróquia através dos elementos artísticos que se preservam nos dois monumentos. Uma primeira parte da visita desenvolve-se junto à Capela de São Pedro, que estava anexa à antiga igreja paroquial e que preserva elementos artísticos medievais e do renascimento que permitem perceber como seria o conjunto que então se desenvolvia em seu redor, merecendo especial destaque o fresco renascentista do altar recentemente restaurado. A segunda parte da visita irá desenvolver-se na nova igreja matriz mandada construir por Manuel José de Carvalho, magnífico edifício barroco pleno de pormenores artísticos de referência no seu interior.
Manuel José de Carvalho nasceu no lugar de Ruival a 28 de novembro de 1718, onde viveu até aos 12 anos, tendo depois emigrado para o Brasil onde fez fortuna. Por sua iniciativa foram construídas as igrejas de Ribeira de Pena, Afonsim (Vila Pouca de Aguiar) e Bilhó (Mondim de Basto), para além das doações à Capela de Nossa Senhora da Guia e às igrejas de Santa Marinha e Santo Aleixo d’Além Tâmega.
Esta atividade é organizada pelo Município de Ribeira de Pena, através do Ecomuseu, em coordenação com Paróquia de Salvador.
As visitas são gratuitas e não necessitam de marcação prévia.
Aos interessados bastará aparecer na Igreja Matriz de Ribeira de Pena num dos seguintes horários:
9h30
11h00
14h30
16h00