O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










quinta-feira, 27 de abril de 2017

Caminhada do Património celebra Dia Internacional dos Monumentos e Sítios


Para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e sítios, a Câmara Municipal de Ribeira de Pena e o Ecomuseu organizaram no passado dia 22 de abril uma caminhada comemorativa que percorreu alguns monumentos e locais de interesse histórico do concelho.

A caminhada teve início em Bustelo, de onde os cerca de 25 participantes rumaram aos Moinhos de Bustelo, que celebram dez anos da classificação como conjunto de interesse municipal.
De seguida, os participantes trilharam pela Levada de Ribeira de Pena, no Rio Louredo, até às sepulturas medievais da Póvoa e daí à aldeia do Concelho, onde conheceram o lugar dos antigos Paços do Concelho.
A marcha seguiu pelo Parque de Madragoso até Seixinhos para se comtemplar a vista de todo o vale de Cerva.
Na chegada a Cerva, os caminhantes visitaram a igreja Paroquial de São Pedro para conhecer os elementos artísticos que ostenta.
A caminhada terminou no Pelourinho de Cerva que celebra este ano 400 anos da sua construção.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído a 18 de abril de 1982 pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) e aprovado pela UNESCO em 1983.
Esta iniciativa teve como objetivos promover os monumentos e sítios históricos de Ribeira de Pena e valorizar o património local.