O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










segunda-feira, 27 de março de 2017

Comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino de Pena




Realizou-se no passado dia 25 de março de 2017, na Casa da Cultura-Museu da Escola, a sessão de apresentação das Comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino de Pena. O programa da cerimónia incluiu a apresentação das Atas do III Seminário Camilo e Ribeira de Pena a que se seguiu o lançamento, pela parte de Fernando Moreira, docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, do II Congresso Internacional "Camilo: o homem, o génio e o tempo" que se irá realizar nos dias 8 e 9 de setembro.

Rui Vaz Alves, Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, fez a apresentação do logótipo das celebrações dos 500 Anos do Foral Manuelino de Pena, que acompanhará a atividade municipal ao longo de 2017. Foi também apresentado o espetáculo da responsabilidade do Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, que está a ser produzido à imagem do concelho e que envolverá a população de Ribeira de Pena. De seguida foi apresentada por Emanuel Guimarães, do Ecomuseu de Ribeira de Pena, a exposição "Forais do Médio Tâmega", que estará patente no Espaço Multicultural da Casa da Cultura-Museu da Escola até ao final de abril. No final da cerimónia realizou-se um almoço camiliano preenchido de sabores tradicionais.

D. Manuel I outorgou Foral Novo à Terra de Pena a 16 de maio de 1517, confirmando desta forma os direitos e obrigações constantes no Foral Antigo atribuído por D. Afonso IV, em 1331, aos povoadores deste concelho.