O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Casa de Camilo-Friúme recebe fotografia dos Pereira de França


No passado dia 23 de Novembro de 2016 celebraram-se 190 anos do nascimento de Joaquina Pereira de França, primeira esposa de Camilo Castelo Branco com quem viveu em Friúme.

Para assinalar a efeméride e os 100 anos da edição da obra “A primeira mulher de Camilo”, de Alberto Pimentel, o Município de Ribeira de Pena em colaboração com a Orfeu, Centro Cultural em Bruxelas, apresentaram e contextualizaram a fotografia recém-descoberta da família Pereira de França que, pela primeira vez, revela a "Quininha"que casou com o escritor a 18 de Agosto de 1841 em Ribeira de Pena.

Esta apresentação contou com as intervenções de Joaquim Pinto da Silva, proprietário da Livraria Orfeu, e de Maria do Carmo Serén, historiadora, crítica de arte e de fotografia.

O evento decorreu na Casa da Cultura – Museu da Escola e contou com a presença dos herdeiros da família de Joaquina Pereira de França, Carlos e César Romão, autores da descoberta. Contou ainda com a presença de vários convidados e alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena.

A conferência terminou com uma visita à Casa de Camilo-Friúme, onde foi colocada a nova fotografia da família Pereira de França, integrada na sua exposição permanente.


Fotos do evento

Para visitar