O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










sexta-feira, 5 de agosto de 2016

175 anos do casamento de Camilo e Joaquina


No âmbito das comemorações do Ano Camiliano em Ribeira de Pena e inserida nas festividades da XVIII Feira do Linho, decorreu no dia 4 de agosto a encenação do casamento de Camilo Castelo Branco e Joaquina Pereira de França, no adro da Igreja Matriz do Divino Salvador, assinalando os 175 anos deste matrimónio.

Esta iniciativa, promovida pelo Município de Ribeira de Pena, foi encenada pela Companhia Filandorra – Teatro do Nordeste e contou com os frequentadores dos Centros de Convívio que, vestidos à época, animaram a boda que se seguiu à cerimónia com a participação da população.