O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










quarta-feira, 6 de julho de 2016

Inaugurada Casa do Minério - Museu do Volfrâmio


Foi inaugurada no dia 29 de junho de 2016 a Casa do Minério - Museu do Volfrâmio, na freguesia de Cerva e Limões, em Ribeira de Pena.

Este museu tem como objetivo principal salvaguardar um importante capítulo da história recente do concelho e o património material e imaterial associado, enquanto vem, simultaneamente, homenagear uma geração de homens e mulheres que sob árduas condições trabalharam na exploração do minério em particular durante o séc. XX.

O Presidente Rui Vaz Alves, no seu discurso, referiu que “a Casa do Minério - Museu do Volfrâmio será um espaço polivalente, que contribuirá para a dinamização turística e cultural da freguesia de Cerva e Limões, constituindo mais um motivo para visitar o concelho”, realçando ainda “o forte investimento que o Município e a Junta de Freguesia têm efetuado na promoção do turismo e na divulgação da riqueza patrimonial, natural e paisagística desta vila”.

Este projeto de reconversão da antiga Casa Povo de Cerva representou um investimento total de 357.078,49€, que envolveu uma comparticipação do Município no valor de 53.561,77€, sendo o montante restante assegurado pelo ON.2 – O Novo Norte Programa Operacional do Norte.

Na cerimónia de inauguração estiveram presentes o Presidente da Câmara, Rui Vaz Alves, o Presidente da Junta de Freguesia de Cerva e Limões, Fernando Lourenço, e o Presidente da Casa do Povo de Cerva, Miguel Rodrigues.