O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










terça-feira, 24 de maio de 2016

Nos Passos de Camilo - Marcha de Montanha


Nos dias 21 e 22 de maio, realizou-se a marcha de montanha “Nos Passos de Camilo”, reconstituindo a viagem que Camilo Castelo Branco fez no século XIX, para chegar a Ribeira de Pena.

A caminhada teve duas etapas que ligaram Vilarinho da Samardã a Friúme, perfazendo um total de 38 km marcados por paisagens magníficas. Em Ribeira de Pena, o percurso incluiu a passagem na antiga Estrada Real, a travessia da Ponte Velha da Póvoa e a descida junto à Ribeira de Antrime.

Pelo caminho, os participantes tiveram ainda oportunidade de assistir à recriação do casamento de Camilo Castelo Branco com Joaquina Pereira de França, na Igreja do Divino Salvador e, mais tarde, na Casa de Camilo-Friúme puderam apreciar uma intervenção literária baseada na obra “Ao anoitecer da vida”, que aborda a passagem do escritor por Ribeira de Pena.

Esta atividade insere-se nas comemorações dos 175 anos do casamento de Camilo e Joaquina, em Ribeira de Pena, e foi organizada pelo Grupo de Montanhismo de Vila Real com o apoio do Município de Ribeira de Pena e da Natourtracks.