O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O projecto do Ecomuseu Municipal de Ribeira de Pena


Entre as serras do Alvão e do Barroso e o vale do Tâmega, onde conhece os seus primeiros grandes afluentes, encontra-se um concelho de fronteira, entre o Alto e o Baixo Tâmega, entre as altas terras transmontanas e os prósperos vales do Minho, entre o barrosão e o maronês. É, por isso, uma região de contrastes, onde o vinho é ainda verde mas a carne é já maronesa, onde o milho é rei mas a cabra montanhesa é raínha, onde o folclore é minhoto mas o traje é transmontano.
Habitado desde tempos imemoriais, o concelho de Ribeira de Pena possui, por isso, um património rico, fruto desta situação de fronteira que se reflecte no património natural, com paisagens únicas e inesquecíveis, muito verdes nos vales ribeirinhos e agrestes nas altas serranias, mas também no património cultural, de contraste entre a rica arquitectura senhorial e a simplicidade de alguns povoados, mas também de simbiose, numa fusão de costumes e saberes onde a cultura do Minho e Trás-os-Montes se confundem, criando entre os ribeirapenenses uma identidade muito própria .
É precisamente esta cultura peculiar que o Ecomuseu Municipal de Ribeira de Pena pretende identificar, preservar e divulgar, mas também o meio que a caracteriza e que é factor fundamental na sua génese. É, por isso, um museu dos ribeirapenenses, onde eles se poderão rever enquanto parte fundamental. Mas é também um museu activo, que pretende dinamizar a cultura na região.
Todos os ribeirapenenses estão convidados a participar neste projecto, um projecto que é também parte de si próprios.