O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










quarta-feira, 25 de março de 2020

Museu da Semana 1 - O Museu da Venda Nova


O Museu da Venda Nova foi o primeiro museu do concelho de Ribeira de Pena. Instalado no edifício da antiga Câmara Municipal, que aqui funcionou durante séculos até ao século XX, este museu é um espaço de contacto com a cultura identitária da comunidade ribeirapenense, permitindo conhecer as tradições, os hábitos, os saberes e o folclore que lhe está associado. Aberto ao público em 2007, a ação deste museu tem sido marcada por um conjunto de exposições temporárias de exploração do património etnográfico local, envolvendo sempre a participação da comunidade que preserva vivas essas mesmas tradições.


A dinâmica cultural no Museu da Venda Nova

Exemplo dessa ação é a exposição “O Ciclo do Linho”, que antecedeu a criação do Museu do Linho em Limões, exposição organizada com a envolvência ativa das cooperativas de artesanato do concelho, ou a exposição “O Carnaval da Venda Nova”, que envolveu ativamente a Associação Cultural e Recreativa de Balteiro. Hoje este museu acolhe a exposição “Memórias da Terra”, que se debruça sobre as tradições agrícolas do concelho tendo por base as miniaturas do Sr. Américo do Engeitado, artesão de Alvite que criou um conjunto de miniaturas das alfaias agrícolas e de elementos da arquitetura rural caraterísticos da região.


A Exposição Memórias da Terra

Este museu acolhe ainda as reservas museológicas do Ecomuseu, onde são preservados os objetos e vestígios de interesse histórico, artístico ou etnográfico que não integram ainda nenhuma exposição.

 

As reservas museológicas do Ecomuseu

O edifício é, por si só, um elemento de relevo para a história do concelho de Ribeira de Pena, que durante vários séculos esteve sediado neste local, antes da transferência da Câmara Municipal para junto da Igreja Matriz de Salvador na década de 1920. A assinalar esta herança histórica preserva-se junto ao museu uma réplica do pelourinho que existiu neste local,  atribuindo ao conjunto um enquadramento de particular beleza. O edifício preserva também as grades da prisão municipal que funcionava no rés-do-chão.



A "Cadeia" e o Pelourinho - marcas do passado

Em 2013 marcou a inauguração do Ecomuseu de Ribeira de Pena, que aqui ficaria sediado até 2017, altura em que o Gabinete Técnico se instala no Museu da Escola. Ainda hoje é possível conhecer neste espaço a rede de museus do Ecomuseu, junto à recepção do museu, onde se mantém uma exposição de apresentação dos vários espaços que o integram.

 

Exposição "Uma rede, um roteiro" percorrendo os espaços do Ecomuseu

O simbolismo histórico que possui e a aproximação que faz entre o visitante e a comunidade faz deste museu um espaço incontornável a visitar ou revisitar para quem vem a Ribeira de Pena.

 

 

Visite a página do Museu

Veja aqui mais fotos